quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Resiliência

Já ouviu falar em resiliência? Pois é, nem eu, até o último domingo. Resiliência é um conceito físico que define a capacidade que um corpo tem de sofrer algum tipo de força ou pressão, deformar-se e depois voltar ao seu estado normal. Mas roubemos esse conceito da física por um momento e vejamos como ele pode ser aplicado a corpos que andam, pensam, respiram e falam.
Aprendi na escola que os animais nascem, crescem, se reproduzem e morrem. “Esse é o ciclo da vida”, dizia minha professora. Embora correto, parece-me um pouco simplista demais pensar que toda a nossa vida resume-se a quatro fases tão curtas. A grande verdade é que todos nós passamos por incontáveis períodos durante nossa caminhada por aqui.Cada fase tem seus desafios, suas conquistas e seus aprendizados. Aprendemos que se conseguíssemos reunir força e equilíbrio o suficiente para nos colocarmos de pé, logo, logo estaríamos andando, que se colocássemos o dedo na tomada o resultado não seria muito positivo, que podíamos arrancar sorrisos das pessoas com qualquer gracinha que fizéssemos. Mais uns anos e já aprendemos a ler, a escrever, a andar de bicicleta, a estudar arduamente para o vestibular, a namorar, a cozinhar, a tomar decisões importantes, a cuidar dos filhos, a planejar uma viagem em família, a contar as histórias do tempo de mocidade, a se acostumar com a dor nas costas, a ver que um dia o ciclo chega ao fim para nós. E é exatamente por passarmos por tantas e tantas fases que aprendemos o que significa a palavra crescer.Entretanto, nem sempre esse último aprendizado se apresenta de forma simples a agradável para nós. É ai então que nossa resiliência é testada.Será que seremos capazes de enfrentar as pressões e as forças incrivelmente assustadoras sem que essas provoquem em nós algum tipo de deformação permanente?
Foi no meio de um período como esses que aprendi um dos princípios mais importantes da minha vida. Foi quando a dor da perda se apresentou de maneira tão eminente que aprendi a confiar no Deus que nos dá sua graça para suportar tudo, combater o bom combate, guardar a fé e voltar ao nosso estado normal, sem levarmos conosco feridas, deformações e rancores. Foi através de sua graça que pude encontrar um tipo de resiliência para cada fase de crescimento pela qual passei e pelas quais certamente passarei.Brevemente as preocupações atuais com faculdade, futuro profissional, falta de tempo já não farão parte do meu dia-a-dia, terão passado, assim como tudo o que me fez chegar até aqui também passou. E é por saber que o meu Deus é o mesmo, por saber que nele não há sequer sombra de variação que posso confiar nele, sabendo que cedo ou tarde os momentos difíceis já não parecerão intermináveis e que nele sempre encontrarei resiliência o suficiente para aprender o significado da palavra crescer em cada fase da minha vida.